quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Leitura e Construção de Sentido em Anúncios Publicitários


  • Dinâmica social dos textos publicitários;
  • Estrutura dos textos publicitários;
  • O viés político ideológico dos textos publicitários;
  • A construção de sentido nos textos publicitários por alunos das séries finais do Ensino Fundamental;
  • Habilidades de leitura necessárias à compreensão de textos publicitários.

JUSTIFICATIVA

Trabalhar com a leitura e construção de sentido em anúncios publicitários é importante para:


  •  desenvolver a visão crítica do aluno;
  •  despertar o olhar crítico do aluno para questões como o consumismo estimulado pela propaganda;
  • fazer com que o aluno perceba que alguns anúncios publicitários quando mal interpretados podem lesá-lo;
  • levar o aluno a interpretar e avaliar os discursos e ideologias presentes em alguns anúncios publicitários e a sua intencionalidade.
METODOLOGIA



  • Apresentação do gênero textual: anúncio publicitário;
  • Análise da estrutura:
  1. título;
  2. Imagem;
  3. Corpo do texto;
  4. Identificação do produto.
  • Análise das linguagens utilizadas;
  • Identificação de estratégias persuasivas;
PROPOSTA DE ATIVIDADE:
  1. Dividir a turma em grupo e levar para o laboratório de informática:
  2. Cada grupo será orientado a escolher um anúncio publicado numa rede social que utiliza;
  3. Em seguida, será proposto ao grupo que crie um anúncio publicitário e apresente à turma utilizando recursos tecnológicos.

ANÁLISE DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
EXEMPLO 1:
 Agregação de valores ao produto
EXEMPLO 2:
Propaga uma ideologia
EXEMPLO 3:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário